Câmara LGBT de São Paulo e da Aliança Nacional LGBTQIA+ assinam acordo de cooperação
No dia de 17 de maio , Dia internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinou convênio de cooperação com a Aliança Nacional LGBTQIA+.
A data foi escolhida pela sua importância para a comunidade LGBTQIA+, já que há exatos 30 anos a OMS excluía a homossexualidade da lista de doenças mentais. A assinatura foi feita através de videoconferência, respeitando as medidas de isolamento social.
A Câmara LGBT e Aliança Nacional atuarão como entidades independentes apoiando uma missão compartilhada em promover as ações LGBTQIA+ inclusivas. A parceria tem com o objetivo inclusão social, econômica e igualdade para as comunidades LGBTQIA+.
“Assinar este acordo significa um marco de união entre as duas entidades que juntas vão fazer ainda mais por uma sociedade mais igualitária e sem preconceitos. Queremos usar esta parceria para potencializar a promoção da diversidade entre as empresas, organizações e poder público”, afirma Ricardo Gomes, Presidente da Câmara LGBT.
Para Toni Reis, Presidente da Aliança Nacional LGBTQIA+ o acordo vai incentivar oportunidades de geração de empregos, incrementos de negócios, respeito a orientação e identidade de Gênero das pessoas LGBTQIA+ e parcerias entre os respectivos membros:
“Há vários meses estamos preparando e deliberando sobre este acordo que foi assinado em um dia muito especial para a comunidade LGBTQIA+. Vamos identificar e arregimentar pessoas, entidades e empresas comprometidas com a diversidade para se aliar às causas das duas organizações”.
Juntas as entidades querem apoiar de forma colaborativa os eventos educacionais no Brasil e no exterior para apoiar a missão e a compreensão do universo LGBTQIA+. O acordo que tem vigência indeterminada e tem validade a partir da data de sua assinatura é um guia de cooperação mútua.
Manual de Turismo LGBTI+
No centro do acordo está a elaboração e publicação do Manual de Turismo LGBTQIA+. Juntas as entidades têm o desafio de selecionar o conteúdo mais relevante e necessário para fomentar esse setor do turismo no Brasil.
O Turismo LGBTQIA+ movimentou no mundo USD 218,7 bilhões em 2018, segundo dados da pesquisa LGBT Travel Market, promovida pela Consultoria Out Now/WTM. Ainda, segundo o levantamento, o Brasil é o segundo mercado, ficando apenas atrás dos Estados Unidos que movimentaram em 2018 USD 63,1 milhões, enquanto nosso país foi responsável pela movimentação de USD 26,8 milhões.
O Manual de Turismo LGBTQIA+ tem como um dos seus principais objetivos informar termos corretos e práticas adequadas no trato aos profissionais LGBTQIA+ da cadeia do turismo bem como aos turistas LGBTQIA+. A publicação vai contar com 100 páginas e a tiragem será de 5 mil exemplares impressos, no entanto a versão digital estará disponível nos sites das duas entidades de forma irrestrita e com acesso liberado para todos.
“O Manual está começando a ser elaborado em um momento muito importante e que pode contribuir com a retomada dos negócios da cadeia turística brasileira quando a pandemia estiver controlada.” Declara Ricardo Gomes.
Sobre as entidades
A Câmara e Comércio e Turismo LGBT+ do Brasil é uma associação sem fins lucrativos, que tem por objetivo principal a promoção do intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento de relações comerciais e empresariais entre pessoas físicas e jurídicas do Brasil e do exterior, fomentando o empreendedorismo, desenvolvimento socioeconômico e cultural da comunidade LGBTQIA+.
A Aliança Nacional tem como propósito contribuir para a promoção e defesa dos direitos humanos e cidadania de pessoas LGBTQIA+, trabalhando em parceria com pessoas LGBTQIA+ e aliadas, bem como organizações das mais diversas naturezas interessadas em apoiar a causa LGBTQIA+, a fim de articular os/as diversos/as atores/as interessados/as em colaborar com esta luta, desde que respeitadas as disposições do seu estatuto.