Clubes brasileiros se manifestam pela internet em dia de combate à LGBTfobia
Maioria dos times da série A do Brasileirão fez posts pedindo respeito e lembrando que homofobia é crime
Os principais clubes de futebol brasileiros utilizaram as redes sociais para se manifestar contra a LGBTfobia neste dia 17 de maio, dia que marca o combate a esta forma de preconceito de forma internacional.
A data foi escolhida porque, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Ficou reconhecido que este comportamento é apenas um traço da personalidade, não um distúrbio da mente.
No futebol brasileiro, o STJD recomenda que casos de homofobia (e racismo, além de outros tipos de preconceito) sejam relatados nas súmulas para que possam ser julgados, podendo gerar multas ou até perdas de pontos para o clube ou torcida que praticou. Por isso, o órgão também recomendou que os times façam campanhas sobre o assunto junto aos torcedores.
No entanto, a homofobia ainda está muito presente nos estádios, com os gritos de 'bicha' direcionados aos goleiros adversários quando vão bater um tiro de meta, cânticos que associam a homossexualidade aos rivais de forma pejorativa e de outras formas.
Veja as postagens dos clubes.
Futebol é um esporte inclusivo. Diga não à homofobia.#PalmeirasDeTodos #PorUmFuturoMaisVerde pic.twitter.com/nB9hSL5Dsy
— SE Palmeiras (de 🏡) (@Palmeiras) May 17, 2020
No dia em que relembramos a segunda conquista do Mundo, é mais importante lembrar, primeiro, que não há espaço para qualquer tipo de preconceito em lugar nenhum do planeta. pic.twitter.com/xK7ZcEn1xG
— Corinthians (de 🏡) (@Corinthians) May 17, 2020
O São Paulo condena a homofobia em todas as suas formas de manifestação. O amor jamais deve ser motivo para ódio. pic.twitter.com/hVanueqFkm
— São Paulo FC (de 🏠) (@SaoPauloFC) May 17, 2020