Racismo na sigla LGBTQIA+, o que fazer? Assista “Alguém Avisa”
Na última semana o Alguém Avisa conversou com Daiana Santos que falou sobre Racismo e Homofobia na comunidade LGBTQIA+. O papo foi embalado pela data 17 de maio e engana-se quem acredita que a escravidão acabou no dia 13 de maio de 1888 no Brasil.
As declarações de abolição foram marcos políticos e sociais importantes, mas graças à recusa de senhores de escravos de aceitarem as leis, a exploração da mão de obra negra, de forma legal ou ilegal, continuou a existir sem o pagamento de salários sob condições semelhantes à escravidão.
O mesmo pode se dizer sobre o 17 de maio, que na última semana celebrou o Dia Internacional contra Homofobia, data escolhida para comemorar a decisão da OMS em 1990 de desclassificar a homossexualidade como um distúrbio mental, uma das primeiras grandes conquistas da comunidade LGBTQIA+.
Por isso, nessa semana em que afirmamos nossa luta pelos direitos, o Alguém Avisa fica feliz em receber Daiana Santos para falar sobre racismo e homofobia, mas lembrando que ainda estamos longe de garantir nossos direitos igualmente.