Trans vai disputar Miss Universo após vencer concurso na Holanda
Rikkie Kollé é a primeira transgênero a vencer o concurso de beleza no país europeu
Na foto á direta, Rikkie Valerie Kollé recebendo a coroa no Miss Holanda 2023 - Foto : Reprodução | Instagram
A modelo Rikkie Kollé se tornou a primeira competidora abertamente transgênero a ganhar o título de Miss Holanda. Ela representará o país europeu no Miss Universo ainda este ano.
“Eu fiz isso!”, escreveu a modelo em um post de comemoração ao título. O evento de coroação ocorreu no último sábado (08 de julho), no AFAS Theatre, na cidade de Leusden. “Deixei minha comunidade orgulhosa e mostrei que isso pode ser feito”, acrescentou ela no post em holandês, junto com um emoji da bandeira trans.
Na sequência, a vencedora reforçou que ganhou o concurso com suas "próprias forças" e que aproveitou todos os momentos.
"Sim, sou uma mulher trans e gostaria de compartilhar minha história, mas também sou Rikkie e é isso que conta para mim. [Participei do concurso] com minhas próprias forças e aproveitei cada momento."
Em um vídeo mais antigo, ainda durante a competição, a agora Miss Holanda contou que o concurso pediu às concorrentes para que elas se descrevessem em uma palavra. A palavra escolhida por Kollé foi "vitória".
"Quando menino conquistei todas as coisas que surgiram no meu caminho – e olhe para mim agora, de pé aqui como uma mulher trans forte, empoderada e confiante.”
“Nunca esqueça que podemos fazer isso juntos, você não está sozinho neste planeta. Nunca pare de sonhar em ser o seu melhor e confiante você!”, escreveu ela na legenda do post. “Nunca deixe ninguém dizer o que é bom para você, porque a única coisa que importa é que você se torne a melhor versão de si mesmo.”