Faculdade de Direito do Recife tem 1ª mulher trans como vice-diretora
A eleição de Antonella marca um momento histórico para a instituição fundada em 1827, que é a mais antiga faculdade de direito do País
Na foto, a professora Antonella Galindo foi eleita a primeira mulher trans para a vice-direção da Faculdade de Direito do Recife - Foto : Reprodução | Instagram
Com um discurso emocionante, a professora Antonella Galindo tomou posse como vice-diretora na manhã desta segunda-feira (17 de abril), em uma cerimônia realizada no salão nobre da Faculdade de Direito do Recife. Antonella é a primeira mulher trans a ocupar um cargo de direção na faculdade, o que destaca a importância da representatividade LGBTQIA+ em espaços de grande relevância.
A eleição de Antonella, juntamente com o professor Torquato Castro Jr. como diretor, marca um momento histórico para a instituição fundada em 1827, que é a mais antiga faculdade de direito do país. Pela primeira vez em 195 anos, a instituição conta com uma mulher trans na vice-diretoria.
Antonella Galindo assumiu publicamente a identidade de gênero há pouco tempo, mas já faz história.
Formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e com um currículo que inclui mestrado e doutorado, Antonella também é a primeira professora trans da Faculdade de Direito do Recife, ligada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A posse de Antonella Galindo como vice-diretora é um marco histórico para a Faculdade de Direito do Recife e para a comunidade LGBTQIA+.
A chapa Torquato/Antonella venceu por um voto de diferença entre os professores, teve o dobro de votos entre os estudantes e quase quatro vezes mais entre os servidores. No resultado, recebeu 57,4% dos votos.
Eleita em 13 de fevereiro deste ano, na chapa com o diretor Torquato Castro, ela ressalta o momento “inédito e histórico” e destaca o simbolismo dessa escolha.