Cinema | Emirados Árabes proíbem novo filme do Homem-Aranha por cena pró-trans

Mensagem "proteja as crianças trans" sobre bandeira trans aparece brevemente no quarto da personagem Gwen Stacy
Gwen Stacy (á direta) é a Mulher-Aranha e teorias sugerem que ela seja uma garota trans - Foto : Divulgação | Marvel Studios

O filme "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" foi proibido nos Emirados Árabes Unidos (EAU), informou a distribuidora Vox Cinema nesta quinta-feira (16 de junho).

Ainda que não entre em detalhes sobre o cancelamento, uma fonte próxima da produção informou à AP News que o motivo seria uma cena em que aparece a bandeira trans, simbolizada pelas cores rosa, azul e branco, com o recado, em inglês, "proteja as crianças trans". A bandeira é exibida de forma breve em uma cena no quarto da personagem Gwen Stacy.

No filme, Gwen Stacy é a Mulher-Aranha, e uma teoria ganhou força nas redes sociais sugerindo que a personagem fosse uma mulher trans. Para os aliados da causa LGBTQIA+, isto é uma notícia boa, mas para os conservadores, foi motivo de cerceamento.

O filme do famoso personagem dos quadrinhos estava com data de lançamento para o final de junho nos Emirados Árabes. Segundo a fonte, existe uma censura rigorosa de filmes para crianças e espectadores mais jovens.

A conta oficial do Conselho de Mídia dos Emirados Árabes Unidos no Twitter informou, na terça-feira (13 de junho), que "não permitirá a circulação ou publicação de conteúdo contrário aos valores e princípios dos Emirados Árabes Unidos e aos padrões de conteúdo de mídia em vigor no país."

Em 2021, os Emirados Árabes Unidos chegaram a anunciar o fim da censura nos cinemas para filmes estrangeiros, visando atrair a atenção internacional para o país como um polo internacional. A Autoridade Regulatória de Mídia Emiradense chegou a afirmar, à época, que os filmes lançados nos cinemas seriam exibidos em sua versão original. Todavia, em 2023, nada parece ter mudado.