
Cinema | Animação 'Elementos' tem personagem não binário da Pixar pela 1ª vez
Lake, personagem que representa a água no filme, tem dublagem na língua inglesa feita por Kai Ava Hauser, também uma pessoa não binária

Presença de Lake (no lado esquerdo) no filme pauta representatividade de pessoas não binárias - Foto : Divulgação | Disney / Pixar Studios
A nova animação da Pixar, “Elementos”, está sendo histórica. Com estreia marcada para o dia 22 de junho, ela será o primeiro filme do estúdio americano a ter um personagem trans não binário.
Quem deu a notícia foi Kai Ava Hauser, que dublou Lake Ripple. Em suas redes sociais, elu compartilhou a empolgação: “GRANDE ANÚNCIO! Tive a oportunidade de interpretar o primeiro personagem não binário da Pixar! Conheçam Lake! Eu dou voz a Lake no filme! Vou assistir nos cinemas hoje à noite com meus amigos, então vocês também podem ver elu nos cinemas, se quiserem”, escreveu Kai, que também é uma pessoa não binária.
Dirigido por Peter Sohn, o filme retrata a ‘Cidade Elemento’, onde os habitantes de fogo, água, terra e ar convivem tranquilos. Ember, uma mulher flamejante e Wade, que faz parte da população ‘água’, descobrem que apesar de opostos, têm muito em comum. O longa ainda fala sobre xenofobia, migração e como o amor transcende as diferenças.
Além do longa-metragem, Lake também aparece no livro Elementos: a novelização júnior, onde é confirmada sua identidade não binária, além de apresentar sua namorada aos leitores, segundo o Gay Times.
Nos últimos anos a Disney deu grandes passos rumo a representatividade. Em “Lightyear”, de 2022, vimos o primeiro beijo lésbico da Pixar. E, em 2020, o primeiro protagonista negro com a animação “Soul”.