Mario Frias acusa de 'doutrinação' professor que explica sobre gêneros
Deputado bolsonarista acusa professor de ‘doutrinar’ alunos em sala de aula ao explicar sobre definições de gênero e sexualidade
Na foto, deputado Mario Frias acusa professor de "doutrinação" em sala de aula - Foto : Reprodução | Instagram
O deputado federal bolsonarista Mario Frias (PL-SP) voltou a usar suas redes sociais para atacar questões de gênero, nesta terça-feira (18 de julho). Ao compartilhar um vídeo gravado por um aluno em sala de aula, o ex-ator de ‘Malhação’ acusou um professor de estar “doutrinando” seus alunos sobre o que os conservadores chamam de “ideologia de gênero”.
“Não há doutrinação nas escolas, eles disseram”, escreveu Mario Frias, no Twitter. “O que você acha dessa ‘matéria’?”, questiona ele em uma anotação no vídeo, que acompanha a hashtag “#repudiototal”.
Na verdade, o vídeo mostra o professor (não identificado) explicando sobre a diferença de sexualidade entre pessoas cisgênero e transgênero.
No trecho registrado, o educador inicia seu exemplo ao perguntar: “Eu sou uma mulher trans ou um homem trans?”. Ao que os alunos respondem: “Uma mulher trans” – indicando que, pouco antes de ser filmado, ele se referia a alguém nascido no sexo biológico masculino, mas que se identifica como mulher.
Ele então usa como exemplo uma pessoa que tenha nascido no sexo biológico masculino e se identifica como homem. “Um homem cis”, responde aos alunos
“Se eu nasci no sexo biológico masculino e me identifico como meu gênero, eu sou um homem cis”, continua o professor, agora se referindo a pessoas biologicamente femininas.
Ele pergunta: “Se eu nasci no sexo biológico feminino, mas me identifico com o gênero do homem, eu sou quem? Um homem! Porém, não um homem cis. Sou um homem trans.”
“Isso é gênero”, conclui o professor, que continua abordando a sexualidade hetero e homossexuais dentro dos diferentes gêneros.
O professor pergunta: “Agora, vamos supor, sou um homem trans. Nasci com um sexo biológico feminino, eu me interesso pelo gênero masculino. Eu sou homossexual ou heterossexual?”
A gravação é interrompida pelo aluno que escondia o celular embaixo da carteira.